18/10/09

A Fórmula


Uma folha em branco, seja ela de papel real ou virtual, é quase sempre sinónimo de angústia para quem não sabe o que escrever.
Por vezes, começa-se violentamente a escrever a primeira coisa que nos vem à cabeça e... mais uma folha para o balde do lixo.
Alguns “Mestres da Escrita”, afirmam que a forma como se inicia é absolutamente determinante, por isso convém não ser precipitado e não escrever a primeira coisa que nos vem à cabeça, por mais genial que essa coisa possa eventualmente parecer.
Convém ter um pouco de calma, reflectir, e se for necessário, respirar fundo...três vezes.
O resultado é espantoso.
Após esta fase Inicial, gostaria de poder dizer que tudo é mais simples, e na realidade até é.
O passo seguinte para a elaboração de um bom texto, seja ele um conto, uma notícia, ou outra coisa qualquer, é a fase Intermédia, ou “Palha”, como carinhosamente eu gosto de lhe chamar.
Esta é a parte que não acrescenta nada de essencial ao Início, e quase nunca é fulcral para o Fim, por isso, é aqui, nesta fase, que são escritas as maiores “barbaridades”. Aqui, a Imaginação de cada um é o limite.
Chega-se, por exclusão de partes, à fase Final.
Aqui é essencial ter calma e recomeçar a pensar um pouco... o ideal era mesmo começar a pensar muito.
Existem teorias que defendem a necessidade de uma pausa, de pelo menos um dia, entre a fase da “Palha” e a fase Final. A razão disto está ligada a uma velha história que é contada desde o tempo dos Romanos, só que essa mesma história é tão comprida (normalmente até maior que a própria história que se pretende contar), que nunca ninguém conseguiu descobrir exactamente o porquê desse dia de descanso.
Por tradição, esse dia ainda hoje é mantido.
Logo após as 24 horas de repouso, tudo parece certamente mais claro e óbvio, em poucos minutos a fase Final fica concluída, basta depois arranjar um motivo para que o “mau” da história sofra um terrível desastre de automóvel (os mais ousados usam aviões)... e morra. Os “bons” casam todos entre eles, e o cãozinho fica a brincar com a miúda que tinha partido a perna.
E todos vivem felizes para sempre!
Qualquer semelhança com o enredo de uma qualquer telenovela NÃO é mera coincidência.

Sem comentários: